Mesada Consciente – Um guia para um futuro financeiro saudável

A mesada é, sem dúvidas, a ferramenta mais conhecida da educação financeira na infância. Mas, nem sempre ela é usada como uma aliada nessa jornada de aprendizagem.

Muitas vezes, por falta de conhecimento, os pais oferecem a mesada aos filhos sem muita instrução, o que acaba comprometendo e, muitas vezes, atrapalhando a relação da criança com o dinheiro.

Por isso, criei o conceito de Mesada Consciente para orientar os pais, de uma maneira simples e prática, como usar todo o potencial que essa oportunidade pode nos oferecer.

Mas, antes de te dar algumas dicas, porque sei que elas serão valiosas, quero te dizer porque esse processo precisa ser consciente.

A definição da palavra consciente é: que envolve raciocínio, conhecimento, percepção, decisão. Portanto, exige dedicação e parceria de ambas as partes. Você e seu filho precisam estar envolvidos e comprometidos com esse processo. Ele deve percorrer o caminho de aprender com cada atividade e você de ensiná-lo, liderando o processo mas oferecendo autonomia.

A educação financeira é uma jornada que vocês irão percorrer juntos, por isso precisa ser leve, divertida e fazendo parte do cotidiano. Além dos benefícios financeiros e do desenvolvimento da inteligência emocional para lidar com os dilemas das decisões financeiras, vocês estarão desenvolvendo um vínculo que os acompanhará por toda a vida.

Agora vamos a parte prática. Infelizmente para compartilhar com você todas as oportunidades que temos para utilizar a mesada a nosso favor eu precisaria de muito mais tempo, então vou dividir algumas dicas que podem ser aplicadas a qualquer idade:

  • Não use a mesada como punição, castigo ou recompensa: um erro clássico á associar a mesada a bom ou mau comportamento. Tenha em mente que a mesada é uma ferramenta de educação financeira. Para lidar com comportamentos desafiadores você encontra muitas outras ferramentas na Disciplina Positiva, por exemplo
  • Mantenha a regularidade e cumpra com o compromisso assumido com seu filho. Certamente ele será um adulto que saberá a importância da responsabilidade
  • Use a mesada para ensinar seu filho a ganhar, gastar, poupar e doar
  • Ensine a diferença entre querer e precisar e como é importante focarmos no que precisamos antes de comprarmos o que queremos
  • Assim que começar a oferecer a mesada, deixe claro porque está disponibilizando aquele dinheiro (para ensiná-lo a cuidar das finanças) e quais responsabilidades ele terá ao usar a mesada

Seguindo essas orientações você estará ensinando seu filho a se planejar, a ter responsabilidade, a se planejar, a tomar decisões, a resolver problemas e a confiar em si mesmo.

Acompanhe nosso site para mais dicas sobre esse tema que é tão abrangente e cheio de oportunidades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: